quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Retrospectiva Final Fantasy

‘’Tudo parece perdido, vamos então criar a nossa fantasia final’’

Certamente todos conhecem a Square (actual Square Enix), editora de Final Fantasy, uma das franquias mais lendárias e bem recebidas de todos os tempos no mundo dos videojogos.
Após alguns títulos criados, e de algumas apostas perdidas, eis que a Square decide lançar a sua cartada final e depositar toda a sua esperança em Final Fantasy (daí o nome).
O jogo viu a luz do dia no ano de 1987 e contra as expectativas da própria Square, foi um enorme sucesso, o que acabou por salvar a empresa da falência. O enorme sucesso do título principal acabou por se traduzir na criação de inúmeros jogos desta franquia e até á data já foram criados catorze títulos principais, tendo alguns deles direito a sequelas e spin-offs.
Cada numeral apresenta um enredo e personagens diferentes, o que faz com que qualquer um possa entrar neste universo a qualquer momento.

Final Fantasy
Foi em 1987 que nasceu a fantasia final da Square, o derradeiro título que veio salvar a empresa e revolucionar o mundo dos videojogos. Lançado originalmente para a NES, final fantasy é um RPG puro que nos coloca na pele dos quatro guerreiros da luz que têm como objectivo salvar o mundo da destruição. Para isso têm de encontrar os quatro cristais correspondentes aos quatro elementos e derrotar o demónio que protege cada um deles.
O grafismo é simples e colorido e as alterações deste nos seis primeiros títulos é quase nula.

Final Fantasy II
Um ano depois é lançado Final Fantasy II, também para a NES.
O jogo coloca-nos um enredo em que o mundo está prestes a ser conquistado pelo imperador de Palamecia juntamente com os seus subordinados do submundo. No castelo do reino é criada uma força rebelde para combater as forças do mal, mas o castelo acaba por ser conquistado pelo império, o que obriga as forças rebeldes a fugir e isolar-se em Altaír. Cabe a nós, controlando quatro jovens que perderam tudo aquilo que tinham, lutar para acabar com esta ameaça e retomar á nossa cidade natal.

Final Fantasy III
Em 1990 nasce o terceiro título da série. Apenas lançado originalmente no Japão, final fantasy III chega apenas á Europa em 2005, através de um remake luxuoso para a Nintendo DS. A mecânica de jogo tem-se mantido fiel e aqui somos postos á prova e temos a missão de restabelecer o equilíbrio entre o bem e o mal. Para percebermos o porquê de existir um enorme desequilíbrio entre a luz e a escuridão, logo no início do jogo ficamos a saber que há muitos anos atrás um feiticeiro ensinou as suas técnicas mais poderosas aos seus três melhores aprendizes. Um deles não se contentou em dominar apenas o seu poder e acabou por conquistar também as forças dos seus dois companheiros, tornando-se assim no mal absoluto do mundo.

Final Fantasy IV
Foi preciso esperar apenas um ano para ser lançado Final Fantasy IV. Controlamos Cecil, um cavaleiro negro que parte em busca de respostas para os estranhos comportamentos do rei e para tentar salvar o seu povo. O rei de Baron usa todos os habitantes para procurar os cristais místicos, abdicando das suas vidas em troca de ter o pretendido. Cabe a nós descobrir as verdadeiras intenções do rei e os verdadeiros poderes dos cristais.

Final Fantasy V
Em 1992 chega Final Fantasy V em território japonês, tendo chegado á Europa apenas em 1999 através da compilação Final Fantasy anthology para a Playstation. Como é habitual na série, controlamos uma equipa de quatro personagens. No início somos apenas dois amigos que numa das suas aventuras acabam por ver cair um meteoro vindo do céu. Acabam por conhecer a princesa Reina, que está em busca do seu pai desaparecido, o rei Tycoon, que partiu numa jornada em busca dos motivos que levaram os ventos a parar. Juntamo-nos assim á princesa e a verdadeira aventura começa aqui.

Final Fantasy VI
Em 1994 é a vez de Final Fantasy VI ver a luz do dia. Aos poucos o enredo da série tem-se tornando mais adulto e as personagens melhor construídas. No início do jogo ficamos a saber que á mil anos atrás a magia dos deuses foi extinta na guerra dos Magi e um império bélico está a tentar ressuscitá-la. O imperador encontra uma jovem rapariga com poderes místicos e tenta usar os seus poderes para seu benefício. Com a ajuda de um caçador de tesouros, a jovem consegue fugir e une-se a ao grupo Returns que se revolta contra o império.

Final Fantasy VII
Final Fantasy VII saiu em 1997 para a playstation e é para muitos o melhor Final Fantasy de sempre, apresentando um enredo fenomenal, capaz de prender qualquer geração de jogadores. O jogo centra-se essencialmente na história de Cloud Strife, um ex-soldier que acaba por ingressar como membro dos Avalanche, mercenários que têm como objectivo destruir a corporação Shinra, que quer absorver toda a energia vital do planeta. É neste capítulo que surge Sephiroth, um dos vilões mais amados do mundo final Fantasy, sendo soldier de primeira classe que procura invocar a magia Meteor para que toda a energia do planeta seja concentrada em si. O enredo é bastante adulto, dramático e até romântico, pois vivemos um triângulo amoroso entre Cloud, a sua amiga de infância Tifa e Aeris.

Final Fantasy VIII
Em 1999 nasce Final Fantasy VIII, lançado para a Playstation e tornando-se num dos final fantasy mais lendários de sempre. O protagonista é Squall Leonhart, um aspirante a Seed que é especialista com a Gunblade. Squall encontra uma certa rivalidade com Seifer, outro especialista da Gunblade que treina juntamente com ele. Devido ao ódio que Seifer sente por Squall acaba por se juntar á feiticeira Edea, que está a ser controlada por Ultimecia, uma bruxa do futuro que tenta dominar o presente. Squall acaba por conhecer Rinoa, líder de uma organização na cidade de Timber, e por quem vai sentir um sentimento especial.

Final Fantasy IX
Um ano depois, chega Final Fantasy IX, o último título final fantasy para a playstation. O protagonista é Zidane que juntamente com o seu grupo Tantalus, tem como objectivo capturar a princesa Garnet do reino de Alexandria. Depois de resgatarmos a princesa, esta vem acompanhada do seu leal cavaleiro e acabam por se juntar ao grupo. Com o avançar do jogo, descobrimos a origem de Kuja, o principal vilão do enredo, que quer destruir todo o mundo para acabar com o seu criador Garland.




Final Fantasy X
Em 2001 a série marca início na Playstation 2 com um dos final fantasy mais amados de sempre, Final Fantasy X. O protagonista é Tidus, uma estrela do desporto aquático Blitzball, que acaba por ser misteriosamente levado por Sin para outra época. Tidus acorda no mar e descobre que está numa época em que já passaram 1000 anos desde a catástrofe de Zanarkand, a sua terra natal. Um novo ataque volta a acontecer e Tidus é levado para uma praia onde conhece Wakka, guardião da summoner Yuna, filha de Lord Braska, o invocador que derrotou Sin á dez anos atrás. Tidus descobre que o seu pai Jecht era guardião de Braska e por isso decide acompanhar Yuna na sua jornada.

Final Fantasy XI
Com a febre dos mmorpg da época, em 2002 é lançado Final Fantasy XI para Playstation 2 e PC, um rpg online e diferente dos títulos característicos da série. O enredo não é nada relevante, podendo ser mudado de acordo com a raça escolhida no início do jogo. O local escolhido para decorrer a aventura é Vana’diel.




Final Fantasy XII
Em 2006, é altura da chegada de Final Fantasy XII para Playstation 2. O mundo de jogo é Ivalice, um palco de guerra entre os reinos de Arcádia e Rosaria. Entre esses dois reinos encontra-se o pequeno reino de Dalmasca, terra natal do nosso herói Vaan, um jovem ladrão que cortou relações com os seus pais em busca da sua liberdade. Acaba por se apaixonar por Ashe, filha única do rei de Dalmasca. Juntos formam uma resistência contra Arcádia para libertar o povo do seu reino.




Final Fantasy XIII
Final Fantasy XIII marca início á entrada da série na nova geração de consolas. Lançado em 2009 no Japão e 2010 na Europa para Playstation 3 e XBox 360, Final Fantasy XIII é amado por uns e odiado por outros. Apesar da linearidade extrema, e das muitas mecânicas características da série terem sido abandonadas neste capítulo, o jogo apresenta um enredo bastante bom e complexo, personagens bem construídas e um grafismo de luxo. O jogo tem como palco o mundo de Cocoon, uma lua artificial que serve de abrigo á humanidade e que gira em torno de Pulse, um mundo habitado por criaturas selvagens e temido pelos habitantes de Cocoon. Cada mundo tem os seus Fal’Cie, criaturas supremas que têm o poder de transformar em l’cie qualquer habitante. Os l’cie têm obrigatoriamente de cumprir a sua missão, caso contrário transformam-se em Cie’th, criaturas monstruosas sem coração. A nossa equipa é composta por seis personagens, sendo a protagonista principal Lightning, uma ex-sargento de cocoon que procura o fal’cie de Pulse para salvar a sua irmã Serah que foi transformada em l’cie. Cada personagem tem as suas próprias motivações pessoais e objectivos por cumprir ao longo da jornada.

Final Fantasy XIV
Em 2010 é a altura em que sai Final Fantasy XIV originalmente para PC, o segundo mmorpg da série. Podemos começar a nossa aventura numa das três cidades iniciais e escolher uma das seis raças disponíveis. Tal como o final fantasy XI, também final fantasy XIV acabou por ser uma desilusão, não trazendo até si muitos fãs da série.

Sem comentários:

Enviar um comentário